quinta-feira, 11 de setembro de 2008

11 de setembro: desculpa para outras recordações


Nada de recordações tristes nesta data, sejam os sete anos dos ataques transloucados de radicais islâmicos aos EUA, sejam os trinta e cinco anos de golpe militar e barbárie contra o democrático governo de Salvador Allende, no Chile. O passado não escolhe emoções, sei disso. Hoje, no entanto, uma alegria. A maioridade de minha sobrinha. Adolescência é esquisitamente contagiante. Falo pela amizade conquistada com todos os sobrinhos teenz (de teenager, adolescente). Não são poucos. Alto lá, também não são tantos assim!

Numa determinada época da vida, lecionei religião para adolescentes. Cheguei a criar um grupo de teatro. “Peça-fé-no-ato”. Tínhamos diretoria, eleição e tudo o mais. Era diretor. Produtor. E autor de muitas peças e esquetes. Sempre questionadoras. Eles mesmos, por volta dos 15 a 18 anos, me diziam: “Ih! Se a gente encenar isso aqui que tu escreveu seremos expulsos da igreja!”. Que nada! Jesus era muito mais revolucionário do que imaginamos. Imaginem alguém chegar na cara do clero e dizer contra o stablishment: “as prostitutas vos precederão nos céus!”. Pois ele o fez. O original grego diz exatamente isso: putas. E não “putas convertidas ao cristianismo” como alguns ensinam. Eu me divertia no ensino catequético, verdade seja dita. Tudo o que é feito por prazer torna-se qualquer coisa leve, um hobby. Nunca me expulsaram de igrejas. É, nem tudo é perfeito... Tanto que instiguei para fazerem... Consideraram a briga muito maior do que poderiam crer. E era assim que me sentia uma espécie de Dercy Gonçalves. Talvez cressem não haver mais jeito. Melhor seria não me questionar... (risos). Mas eu mesmo questionava. E tanto que, anos após, mais precisamente em agosto último, os que então eram adolescentes (eles cresceram e alguns até pais já são) me convidaram para dar uma palestra. Relutei, mas aceitei. Não deu outra. Muitos gostaram, exceto os religiosos. Pouparei os curiosos do que rolou ao final da palestra...

Nota: Apenas para constar que na imagem acima vêem-se meus dois sobrinhos teenz, Camilinha e Tiaguinho. Os dois nos seus dezoito anos. O diminutivo - "inho" e "inha" - vem enternecido de carinho desde que nasceram. Lógico que não mudarei. Ao menos neste caso.

5 comentários:

Anônimo disse...

Filho, que lindo! Realmente você é um tio "coruja".
Hoje, esperei a Camila chegar da aula para conversar com ela. Desejei muitas felicidades, abençoei como uma avó emprestada, mas que tem um carinho muito grande pelos netos cariocas adotados de coração.
A Camila tem sido muito carinhosa comigo e às vezes fico pensando como pude merecer esses carinhos que chegam do Rio. Ontem a noite eu deixei no orkut dela, um monte de cartões e uma foto minha, foi um modo de demonstrar o meu amor por ela.
Ela está linda nesta foto que você colocou, junto com Tiago. Pena que não conheço pessoalmente o Tiago e nem o Felipe.
Cada dia que venho aqui no seu Blog eu sinto que você escreve tudo aquilo que sai de dentro das suas entranhas e isso deve fazer muito bem para você.
Continue, meu anjo, sempre assim...
Com muito carinho, um beijo grande no seu coração.
Su madrezita, ANNA MARIA

[Farelos e Sílabas] disse...

...

Tudo vale à pena quando a gente sabe que a alma da gente sempre cabe mais um... é assim que sinto. Sempre cabe mais uma palavra, mais uma recordação, mais um verbo qualquer...

Assim como é lindo constatar que de ti sai tanto bem-querer, tanto sentir-contente, que não há como medir o tamanho dos potinhos dentro de seu coração maternal.

Sê tudo isso a mim. Sempre!

Beso del hijito!

ladyneide disse...

Cardo!
Seus sobrinhos são lindos!
Vc tem motivos de sobra pra ser tão "coruja"(rs).

Parabénsss pra vc...e em especial pra Camilinha! Ela tem muita doçura no olhar, q a torna ainda mais bela!

Um beijooo meu vagalumaninho lindo!:)

[Farelos e Sílabas] disse...

...

Sabe, maninha, sou suspeito pra falar da garotada, né! Mas que são lindos, ah, isso são sim! (risos)

Você ressaltou a característica dela, que excede ao olhar: ela é realmente doce.

Beijos, vagalumaninha!

...

Unknown disse...

meu amoooor, tio querido do meu coração sabes que te y love you!!!!!!!!!!
Obrigada por postar no seu blog sobre o meu niver......nossa a foto ficou linda!
bjinhus no seu tum tum!

Related Posts with Thumbnails