sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Reflexões de um chocolate branco


Jantei no dia de hoje. Afinal, os primeiros minutos de sexta-feira já não mais eram os últimos de quinta passada, dia de se jantar. Eu não o fiz na quinta. Deixei para os primeiros instantes da sexta. Copiando quase não-sei-quantos gigas de músicas para meu cunhado, me perdi em meio aos minutos e aos segundos das horas. Perdi quase todos os telejornais. Quase. Restou-me a companhia do Boris Casoy. Serviu. Acho que cochilei. Nem sei. O chocolate branco que comi não foi o dos melhores. Envólucros! A gente sempre derrapa nessas pseudo-certezas que nos seduzem os olhos. Pensei que fosse um chocolatão daqueles! Só envólucro, bonito por sinal. No caso em questão, não foi lá aquele chocolate que imaginei...

Tá bom, tá bom, o conteúdo é que pesa. Mais que o envólucro. Disso tô sabendo. A gente se engana fácil, né? Só precisa querer. E quem disse que a gente não quer ser enganado quando sabe que ta indo apenas pelo envólucro? Conversa fiada quem diz que não! O chocolate não era lá essas coisas. Mas comi. Quantos não fazem o mesmo? Agora, pense comigo: se fazemos assim com chocolates alguém tem dúvidas que não faríamos com seres humanos? Não se trata de mera pergunta questionativa, mas conceitual e instintual.

Graças a Deus pelos seres que se equilibram entre os instintos e a racionalidade domesticada pelos padrões de comportamento (que incluem as formas como se gosta). Nossas seleções naturais brotam daí, desse equilíbrio. Somos – e deveríamos nos lembrar disso – seres racionais. “A gente não quer só comida, diversão e arte. A gente quer a vida”, mandavam ver os versos dos Titãs. Eles é que estão certos. Bom, se me derem licença, ainda há um restinho do chocolate pra terminar de comer antes de dormir. Chocolate, gente! Eu disse, chocolate!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá filhote, pelo visto nenhum dos comentários que deixei a respeito deste artigo, foi aceito. Que peninha.No primeiro comentário que fiz foi um leve puxão de orelha pelo horário de seu jantar e o segundo que mandei ontem, já não me lembro mais...
De qualquer maneira, não posso deixar de dizer que todos os seus artigos são excelentes. Todos os dias tenho vindo aqui para ler e deixar algo.
Continue assim, meu filho, você vai longe!
Um beijo da mãezinha mineira, ANNA MARIA

[Farelos e Sílabas] disse...

Este acabou sendo aceito.

E me alimentou mais que o chocolate!... (rs)

Beso!

Related Posts with Thumbnails