sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Esses dias que dias são?


Gosto de pensar nos dias, principalmente nos dias em que se comemora qualquer coisa. E por que se comemora? É, porque nem todos comemoramos. A gente esquece, acontece. Daí me lembrei de ter esquecido de ontem, 28 de agosto, dia de Santo Agostinho. Já escrevi sobre ele. É um dos meus santos preferidos. A vida, mas sobretudo as idéias dele me inspiraram em muitos conceitos que carrego numa linha calvinista do pensamento cristão. Tenho algumas obras dele em minha biblioteca, mas há frases memoráveis que não posso esquecer. São pele de muitos conceitos que me formam o pensamento. Eis algumas: (1) “Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz.” (2) “Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro as estrelas.” (3) “Conhece-se melhor a Deus na ignorância”. (4) “O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página”.

Que dia é hoje? Provavelmente dia de alguma homenagem. E acabei sabendo que o é mesmo. Ta no anúncio recebido pelo CEDIM, aqui no Rio. 29 de agosto, dia da visibilidade lésbica. Quantos sabiam, heim? Somos poucos. Faz parte. Acontece.

Mas não só de homenagens a gente caminha estrada afora. Há dias em que a gente pára e reflete além da naturalidade corriqueira do dia a dia. 29 de agosto também é o dia do combate ao fumo. A maioria de nós sabe que os filhos de fumantes adoecem duas vezes mais do que os filhos de não-fumantes e têm chances de começar a fumar, seguindo o exemplo dos pais. Também é sabido que a fumante grávida tem bebês com baixo peso, menor tamanho e maior chance de apresentar efeitos congênitos. E não é só isso. A fumaça do cigarro é o poluidor do ar mais constante e prejudicial à saúde que se conhece, pois as pessoas passam 80% de seu tempo em ambientes fechados. Qualquer pessoa que permaneça nesses ambientes poluídos pode ter irritação nos olhos, garganta e nariz, dor de cabeça e tosse, além de maior chance de ter câncer. Pois, é, gente...

Sabemos ou não sabemos? Não me respondam. Hoje é dia pra refletir e, se a consciência acusar, oferecer contribuição à sua moda.

Fica aqui, então, uma sugestão – ou, quem sabe, alguma homenagem –, nem que seja pelo reforço das palavras. De minha parte quero fazer diferente. Eis uma dica de leitura pra quem se interessa pelo conhecimento das afetividades humanas. Armários sem portas. Karla Lima e Pya Pêra. 260 páginas.

P.S.: Antes que seja corrigido. Sim, sei que no dia 28 de agosto também comemoramos o dia nacional do voluntariado. Aliás, aproveitando, amanhã, 30 de agosto é dia de mutirão nos postos de saúde para vacinação contra a rubéola. No Rio, a campanha destina-se a pessoas entre 12 e 39 anos de idade. Claro que tô dentro! Humpf!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails