sábado, 1 de março de 2008

443 abraços para o Rio


Minha terra natal completa neste 1º de março seus 443 anos. Longe de ser o município mais violento do Brasil, como alguns sugerem (não estamos nem na 20ª posição, de acordo com dados recentes da pesquisa do IPEA), continuamos sendo a cidade mais conhecida do Brasil (e sobretudo fora dele). E por que razão? Quase nenhuma, talvez. Alto lá, disse "quase". A Natureza pode explicar com melhores contornos que minhas palavras. Belezas naturais. Montanhas como um abraço em seu redor. Verde em quase todo o canto. Clima tropical. Cores almodovarianas. Brisas com cheiro de marés rasas, enchentes, vazantes e cheias. Mas se o melhor do Brasil é o brasileiro, o melhor da cidade são os cariocas. Eu assino embaixo! Bronzeados estampados por toda a pele, mesmo que não se queira tê-los (!). Cultura pelo dia, pelo sol, pelas roupas leves e pelos chinelos (ou rasteirinhas) pra tudo quanto é programa que se queira ir. Todos usamos, quem se importa? Faz parte da alma carioca ser sacana, bacana, dourado, moderno, alegre e tão sexy, como cantou Adriana Calcanhotto. Isso tudo transcende e cria na cidade a cidade que somos e amamos. Passados 443 anos de fundação por Estácio de Sá, o Rio continua lindo. Alô, Rio de janeiro – aquele abraço! É isso aí, Gil!

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite meu filho. Hoje mais cedo eu mandei 2 torpedos para você pelo aniversário de sua cidade natal.
Realmente você tem muito que orgulhar-se por ter nascido nessa maravilhosa cidade, cheia de coisas bonitas, um mar maravilhoso e também onde está uma das 7 maravilhas do mundo, o Cristo Redentor. Este Cristo está cuidando da cidade mais linda do mundo.
Eu também me orgulho muito de ser mineira e não trocaria por nada desse mundo a minha identidade de "uai", este "trem", e por aí vão um monte de expressões que nos revela a mineirisse.
Agradeço a Deus por me ter dado a Graça de te conhecer e te receber em meus braços como um filho e acima de tudo, carioca.Glória a Deus!
Um beijo da sua mãezinha mineira que te ama muito, ANNA MARIA

Nando Damázio disse...

Apesar de tudo, dos problemas sociais dos quais são vítimas todas as grandes cidades, podemos no orgulhar sim do nosso Rio, que continua sendo maravilhoso !!

Bela, homenagem !!

[Farelos e Sílabas] disse...

Madrezita: seu coração é sua mineirice inteira, o que, pra mim, é sua identidade regional. Eu amo ter uma mãe mineirinha que resolveu deixar a cegonha me soltar numa chaminé no Rio de Janeiro. Beijão do filhote!

____


Nando: O Rio de Janeiro continua lindo. E este "continua" no verso da canção, por si só, já diz tudo. Pode ter problema, como qualquer outra cidade o tem, mas, diferentemente de muitas outras, continua lindo por natureza!

Related Posts with Thumbnails