segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Sons de carnaval e...


Carnaval está passando? Sim, ainda. Tem muita água pra rolar (sem trocadilhos com a transpiração desse calor saariano). Essa época é multicolorida por várias razões. Gosto da tonalidade do verão, mas sobretudo a do carnaval. Há sinais de vida nas cores. A bem da verdade, os mais próximos de mim sabem que me refiro às cores que brotam de dentro pra fora.

Além das cores do verão agora temos os sons da musicalidade da alma humana. O sorrir é uma nota. O abraçar é outra. Mas nem só de verbos a oração é feita, por isso o tapinha camarada nas costas também é capaz de belos ritmos no sentir de dentro. O que dizer do beijo? Ah, o beijo faz si bemol nas notas mais pessoais. Olhar, dependendo de quem o dá (ou o recebe), também faz si bemol. Os arrepios na pele. Os suspiros do coração. A vontade de quero mais. Tudo é uma espécie de preanúncio da sinfonia existente na gente. A musicalidade nasce na espontaneidade dos sentimentos, na expressão do viver... Há sons e há cores. Quais são as nossas?

Que cada um discirna a si mesmo!...

Eu demorei muito a perceber os meus. Havia outros barulhos em mim. O pior de tudo é que não me dava conta. Tudo é um aprendizado, sempre repito (porque, de fato, creio que é assim).

Hoje, no entanto, quero aprender a me ouvir mais. Nada de barulhos. Convido os sons de minha alma a desvendar cada passo dado. Não apenas convido, mas também me inclino a me ouvir com cautela e verdade. Nada é desperdiçável, mas, convenhamos, há sons que nos elevam.

Os sons mais verdadeiros em mim são os que eu degusto na minha história. Gosto deles por formarem em mim notas simples e conectadas com meu compromisso pelo Bem (tanto o meu quanto o de quem estiver próximo). Tudo bem, isso é meu ponto de vista - o meu olhar - sobre as coisas.

Sei que há muita gente fabricando sons egoístas – selfish sounds, não se importando com mais nada, menos ainda com o Bem do próximo. Mas não posso me perder em meio a sons que não são meus – nem pra mim! -, pois a vida é uma sinfonia imperdível (e “irrepetível”). Se alguns chamarão isso de filosofia de vida ou simplesmente interpretação, não me importo. Há tempos deixei de silenciar meus sons para oferecer meus ouvidos apenas ao que irão pensar acerca disso ou daquilo. Essa ditadura de generosidade (?) não mais se imporá em mim com sonoridades de cartilha bem feita. A liberdade é um dom precioso à disposição de quem quer elevar sua própria musicalidade...



Notas de rodapé: Por hoje é o bastante. Nos sons pra fora da gente a cidade aqui inicia a noite com o segundo dia de folia tanto no palco das marchinhas e blocos de rua [sim, o Rio de Janeiro ainda tem seu público fiel e cativo, que se reúne na Avenida Rio Branco e na Cinelândia, no Centro] quanto na hollywoodiana Marquês de Sapucaí, explodindo em artes, carros abre-alas gigantescos, efervescência de luzes, pessoas anônimas e muitas, muitas famosas, das constelações do entertainment à política, de Elza Soares a Madonna, de Paris Hilton a presidenciável Dilma Roussef.

5 comentários:

Daniel Savio disse...

Cara, mesmo que um som em separado não faça um música, nos comos maestros da nossa vida, podemos escolher outros sons para compor a canção...

Ficou bonito o post.

Fique com Deus, menino Daniel.
Um abraço.

Rafael Lopes disse...

O carnaval do Rio deve ser demais. Tenha muito vontade de ir na Sapucaí ver aos desfiles.

Obrigado pela visita. Volte sempre por lá. Estou te seguindo por aqui já.

Abraço, bom feriado

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Daniel:


...E assim fazendo, construímos nossa canção (“edificamos nossa casa”, parafraseando a sabedoria oriental dita nos registros do Evangelho).

Bom que o sonzinho foi captado pela tua leitura!

Abraços afinados, que é pra não perder o ritmo!

===

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Rafael:


A cidade ferve. Não pelo verão apenas. Pelo calor do carnaval. Quem o faz somos nós, as cores vivas. Tanto as de cá quanto as de lá de fora, pois são muitos os que vêm pra cá. De anônimos a famosos. Gosto desse clima. Gosto das cores das pessoas.

Pois, é. Gostei da visita. Grato pelas palavras, bom feriado pra ti também!

Abraço(s)!

===

Uber Expresso disse...

Olá, entrei aqui meio que por acaso e me deparo com uma linda surpresa... Amei o post e ainda não li os outros textos...será uma honra lê-los e acompanha -lo... muito bom... Beijos Roberta.

Related Posts with Thumbnails