42ºC. Picos de 44ºC. Picos de ensolação. Picos de sudorese. Picos de calor saariano. Firmamento que não se firma, ao contrário, esquenta sobre nós. Olhar turvo. Pele oleosa. Calor úmido. Sal e suor na boca. Obsessão por instantes de nudez. Gravata que esmaga o pescoço. Sombra que te quero sombra. Sorvete que se colhe na lanchonete. Mais sede assim que a sede passa. Água de côco no camelô da esquina. Papéis encharcados e, portanto, ilegíveis no bolso do blusão. Lenço que segura a transpiração. Ao menos, tenta. Relógios digitais em complô pelas esquinas da cidade: 44ºC durante o dia, 34ºC durante a madrugada. O pico não passou? Tudo é tão excessivo, já não entendo por qual razão. Salve, Rio de Janeiro! Salve, corpo bronzeado! Muitos picos virão! Ainda estamos na primeira semana de fevereiro... Transpiremos com um “barulho” desses!...
...
4 comentários:
Rio de Janeiro querido, me aguarde!
Será que vou aguentar esse pico de calor variado? Acho que não!
Minha pressão cai, eu fico imprestável...
É melhor eu ficar por aqui, na minha Belo Horizonte onde o clima é mais ameno que esse daí.
Na rua está mais ou menos 38ºC e à noite faz 32ºC.
Ontem eu recebi uma mensagem do meu filho que mora em Sampa dizendo assim:
"Mãe, o mundo está acabando e vai começar por Sampa! Aqui chove, faz calor, faz frio, pontos de alagamentos, trânsito horrível, etc..."
Tadinho, vou ter mandar para ele um Kit de natação. Uma bóia, um pé de pato, um bote inflável e outros apetrejos.
Filho, é rir e chorar, pois o mundo realmente está todo atrapalhado. Estamos esperando chuva aqui pois já vai para 20 dias que não chove, é só calor.
Um beijo, meu lindo.
Mãezinha
Não sei, mas acho que o calor é melhor do que o frio!
Por aqui, está muito frio há muito tempo. Chove. O céu sempre escuro. Nem apetece nada...
Vocês queixam-se do calor e nós aqui do frio deste inverno polar. Ninguém está contente com o que tem.
É assim «««
obrigado pela visita ao figura220! volte sempre! (desculpa a demora pra responder)
quanto ao calor, falei recentemente sobre isso, inclusive pelo fato de os homens sofrerem bem mais que as mulheres.
===
Mãe:
Kit de natação?! Hehe!
“Rio de Janeiro querido, me aguarde!”... rsrs...
Penso, às vezes, o calor aqui não é calor propriamente falando, é algo fora dos padrões comuns de qualquer aplicabilidade dos termos. A sensação térmica é de 50ºC, tranquilamente... No dia a dia, desde a manhãzinha, é 39ºC até chegar aos 42ºC do início das tardes... Tudo é quente, bancos, poltronas, paredes, os livros nas estantes... melhor aguardar o verão [absurdo] amenizar, seria uma sugestão.
Beijo grande!
===
Jota:
O calor é bom. Dias claros. Pessoas felizes. Luz intensa até o início da noite. O frio também. Céu plúmbeo. Pessoas mais elegantes. Paisagens pálidas nos parques. No entanto, os excessos – nos dois casos! – é que passam dos limites. Até você concordaria comigo... Mas, de fato, nem sempre ficamos contentes com o que temos. É um exercício de auto-conhecimento. Assim, abraço-te em verões!
===
Railer:
Imagina. O importante é que veio e semeou por aqui! Volte quando puder!
===
Postar um comentário