terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Improviso, o cenário de um programa


Em matéria de humor, na minha modesta opinião, salvam-se poucos programas em nossa TV aberta. Gosto do "CQC". Gosto também do "A Grande Família". Fiquei sabendo de um outro que se desenvolve o tempo todo sobre a arte do improviso. No caso do improviso, o chão é justamente o que pode ser feito do nada. Parece absurdo para muitos, mas pra quem entende um pouco de teatro reconhecerá que é uma das mais ricas técnicas para a formação do ator. Nada melhor que o improviso pra “testar” a capacidade de representação dos iniciantes. Achei legal a idéia, ao menos quando levada para a TV. Conferi o programa.

Tudo parece-me tão previsível nos programas de humor. Era o que pensava. Enganei-me. Talvez a maioria seja assim. Não todos. “É tudo improviso”, que estreou na Band, não me parece ter grandes pretensões, mas faz o seu papel corretamente. Evidentemente que basta uma novidade fugir do que se esperaria do “commom sense” pra ganhar ares mais confiantes, digamos. Não sei se seria o caso. Gostei do que vi pela simplicidade da ideia e do próprio formato, aliado ao bom desenvolvimento dos atores (nenhum deles conhecido, o que também é algo positivo e... arriscado!).

Assisti ao episódio com a impagável Nany People, excelente atriz. Admiro-a há uns anos desde quando a vi ousando questionar as motivações da Parada da Diversidade em São Paulo, reconhecidamente a maior do mundo. Achei oportuno alguém com a visibilidade dela fazendo várias ponderações quanto aos porquês de tudo aquilo, detonando o que pretensamente identificam como “orgulho” quando, segundo ela, lembro-me bem, ainda nem sabem reivindicar nada, vivendo à margem da própria identidade. Acho que aquela entrevista foi uma das mais contundentes que ela fez. Bom, mas o fato é que a admirei pela capacidade reflexiva e ousadia na defesa de seus pontos de vista. Não entrarei nos méritos. Vejo-a agora brilhando na capacidade do improviso. O programa “É tudo improviso” conjuga bem a função a que se propõe. Entretem. Já é um bom começo ante a qualidade dos existentes por aí... Confiram o vídeo com a participação da estonteante Nany People!


Nota de rodapé: Caso não consigam visualizar pelo vídeo acima, basta clicar aqui!

9 comentários:

anjo disse...

Abraço-te muito. Gosto de ti...

Obrigado «««

Mãezinha, Anna Maria disse...

Filho, sem comentários.
Chorei de tanto rir da Nany People. Já havia visto alguns programas dela, mas este vídeo foi realmente sensacional! Ela é uma excelente atriz, comediante e tudo aquilo de bom que a leva a fazer a platéia morrer de rir.

Quanto aos outros programas que você assiste e gosta como por exemplo, "A grande família" é um programa de humor onde uma família de humorista chega dentro das casas para trazer alegria. É a minha opinião quando tenho oportunidade de assistir.

Gosto muito da Record News que passa domingo à noite mostrando a vida dos animais, a natureza, os índios, etc... Me esqueci o nome, mas isto não vem ao caso.
Como não tenho TV a cabo ou Net, me contento com os poucos canais que temos.

Deixo aqui um elogio a tudo que você escreve, pois passa para nós uma segurança muito grande, porque você tem um dom de escrever, simples e explicativo.

Outra coisa que me lembrei, você sempre teve jeito para teatro, já fez oficinas e entende muito bem sobre tudo que se refere à arte do improviso e você tem uma capacidade grande para improvisar uma peça ou escrever algo que acaba virando uma grande peça teatral.
Já tive oportunidade de assistir a uma, quando estive aí em 2004.

Se eu continuar a falar, não vou conseguir parar, por isto deixo um beijo grande no seu coração.
Mãezinha

Hugo de Oliveira disse...

Estou esperando um pulo seu lá em meu blog viu...afinal esse ano você não passou por lá ainda.


abraços


Hugo

Wagner Trindade disse...

Ae brother blz?!
cara eu tbm gosto do CQC esse programa de impreviso eu ainda não assistir mas os brother diz q é DaHora ...
Brother show seu blog ...parabéns to t seguindo blz abço

Anônimo disse...

Obrigado pela visita, esteja sempre bem servido no BLog ok?

Também sou fã dos improvisos, desde que haja um jogo de cintura para superar as intempéries do momento!

Grande abraço!

Anônimo disse...

KKKK!!!
Nem sabia da existencia desse programa...quando passa mesmo??
Nany estava d+!!
Valeu a dica!!

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Jota:

Sabes o quão recíproco!
Sou-te grato!

===

Mãe:

A Nany é demais. Gosto dela.
To gostando também do tal programa.
E sei que manda ver no improviso! (rs)
Beijo grande e surpreendente! (rs)

===

HSLO:

Fui lá... ainda não viu as pegadas que deixei pelo chão?

Abraços, meu amigo! Cuide-se!

===

Pleiba:

Rapaz, tudo tranqüilo.
Valeu pela passagem,
Pelas palavras, pelas impressões,
Enfim, cá devolvo o agradecimento!
Volte mais vezes!

===

[Farelos e Sílabas] disse...

===

EFS:

Idem, rapaz!
Acabei de te visitar lá no blog...
Abração no mesmo tom!

===

Marcos:

O programa ainda é novo, pode-se dizer assim... Descobri dia desses...

Valeu pela visita, pelas palavras, enfim...

===

railer disse...

eu adoro esse programa. eu já via esses caras no 'quinta categoria', programa da mtv, antes de eles serem levados para a band.
eu faço curso de teatro de improviso e realmente é muito bacana, exigindo da gente muita atenção, saber ouvir o outro e exercer a criatividade.
quanto a nany people, ela realmente é muito fera.

Related Posts with Thumbnails