sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Frases soltas...



Não se trata de um diário. Quem sabe um registro do que me ocorreu ao longo da semana. Sejam por palavras minhas, sejam por outras que apenas ouvi. Quem sabe? Fui pinçando a memória e catando momentos. Acabei me deparando com frases e orações inteiras. Ei-las:

“Eis aqui o meu altar predileto: o do bem-viver! Sinto-me um profeta inadequadamente profeta no meu tempo com este cálice de chopp na mão!” (Ao lado de duas amigas, no Barbieri’s, noite quente na Lapa carioca). [+] “Quem foi que disse que devemos celebrar a dor como virtude? Nascemos pra felicidade. Claro, cada qual descubra pra si mesmo o que significa ser feliz...” (No escritório de um amigo, numa reunião que acabou virando divã). [+] “Detesto fazer uso dos clichês, mas língua é língua, a gente se deixa trair pela semântica. Fato é que não sou melhor do que ninguém. Por outro lado, justo é o que é justo, ou seja, não faz mal e faz parte de uma espécie de aprovação geral. Só não posso concordar com teu comportamento porque não considero justo em relação a terceiros.” (Respondendo à pergunta de um amigo sobre lances ligados à traição contumaz). [+] “Sejamos seletivos, mas, convenhamos: você é “over”!” (Um amigo ressaltando seu ponto de vista sobre certa característica que supostamente carrego). [+] “Acho gozada a tua capacidade de dizer que ama sem se envolver. Eu diria que acho apenas interessante. Se você me perguntasse se é legal, responderia que não. Não entendo amor que não alcança as vísceras!” (Numa outro momento na mesma conversa anterior com um amigo). [+] “Se o teu olhar a vida não lançar luz sobre ela, então, não é a vida que deixou de ser iluminada. Foi você que não soube interpretá-la com bondade. Nada é ruim em si mesmo. Nós projetamos pelo olhar...” (Contextualizando as palavras de Jesus para um teólogo que acabou de separar-se de seu cônjuge e que me procurou profissionalmente dia desses). [+] “Sem amor não há família, mesmo que haja um papel dizendo que há casamento ou qualquer coisa parecida” (Discorrendo sobre um texto intitulado “A zumbificação da família” ao lado de uma amiga, mãe e avó). [+] “O que importa é que nós chegamos bem!” (Tranqüilizando minha prima sobre um pequeno incidente contornável). [+] “Será que um dia também vou ter a possibilidade de...? Melhor não pensar. Todas as vezes que pensei demais, apenas pensei. Não fiz. Não tive. Não houve possibilidade!” (Silêncio eloquente do coração). [+] “Feliz aniversário! Que bom que você tá alcançando minha idade... breve teremos a mesma idade!” (Festejando no dia do niver de minha irmã. Não vale a pena dizer a resposta dela pra mim...). [+]


...

3 comentários:

Mãezinha, Anna Maria disse...

Olá! Boa tarde!
A mãe sempre está por aqui, lendo e refletindo cada texto que você coloca em seus "farelinhos".
São todos maravilhosos.
Já deixei comentários em quase todos, pois gosto de ler e ler você!
Seus sentimentos profundos, suas reflexões, me trazem muita paz ao coração.
O que me chamou mais atenção nas "frases soltas..." foi esta:

“Acho gozada a tua capacidade de dizer que ama sem se envolver. Eu diria que acho apenas interessante. Se você me perguntasse se é legal, responderia que não. Não entendo amor que não alcança as vísceras!”

Será porque a maioria das pessoas pensa assim? Foi a primeira pergunta que me fiz, pois a palavra "amar" é tão linda!
Por que será que para se dizer "eu te amo" é necessário se envolver, é necessário alcançar as vísceras?
Eu tenho toda liberdade de falar que "eu te amo" sem nenhum medo de me envolver.Tenho sim um desejo imenso de agarrar esse amor dentro do meu coração para cuidar dele.

Outra frase interessante:
“Se o teu olhar a vida não lançar luz sobre ela, então, não é a vida que deixou de ser iluminada. Foi você que não soube interpretá-la com bondade. Nada é ruim em si mesmo. Nós projetamos pelo olhar...”

Muito bonita esta frase e verdadeira também. Só gostaria de acrescentar que desde Platão, a iluminação é a meta de todo esforço humano por alcançar a verdade.
Fé é iluminação.
A fé significa nova maneira de ver.
Para mim, a experiência de Deus como iluminação aponta-me não apenas experiências extraordinárias de luz, mas também o fato de que podemos experimentar Deus em nós mesmos. A experiência de Deus passa pela experiência de si e daí eu projeto um olhar para dentro de mim e vejo que essa luz é um presente de Deus para mim. Quando esta experiência me é dada, ela exige de mim humildade e iluminação.

Filho querido, tentei passar um pouco da minha experiência e deixo aqui uma estrofe de uma poesia.

"[...]Olho para o espelho,
como se fosse a primeira vez.
Sou eu?
Quem sou eu?
Dizem-me:
Tu és aquilo que produzes,
és o papel que desempenhas,
és o nome que trazes,
és o que tu possuis,
tu és...
Não, eu não sou o que produzo,
nem o papel que eu desempenho,
não sou o que os outros pensam.
Eu sou eu,
ouço sussurrar dentro de mim."

Um beijo querido, no seu coração.
Mãezinha

Daniel Savio disse...

Menino, frases interessantes, mas elas acaba sendo as opiniões que alguns amigos tem de ti, sendo que para mim foram bem diversar e até contraditórias...

Fique com Deus, (se não me engano) menino Daniel.
Um abraço.

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Mãe:

Obrigado pela presença-presente, lindona!

As duas frases pinçadas são simples e, por isso mesmo, verdadeiras. Tudo o que é simples é verdadeiro, e vice-versa. Lindas!

Platão só veio acrescentar mais no chão das reflexões! Parabéns pela escolha!

Beijo no coração!


===

Daniel:

Menino, frases interessantes, mas elas acaba sendo as opiniões que alguns amigos tem de ti, sendo que para mim foram bem diversar e até contraditórias...

Obrigado pelas palavras deixadas em meio a tantas sílabas, rapaz!

As frases acima foram apenas o relato pinçado de uma sequência de frases, orações e períodos ditos ao longo de uma semana. Não houve propósito em concatená-las num mesmo discurso ou práxis. São fruto de visões diferenciadas em momentos divergentes do olhar de cada um. Apenas isso. Mas, como disseste, teve uma ou outra que surgiu de impressões tidas a meu respeito. Bom olhar o teu!

Que o amor do Todo-amor seja-lhe compreensão e chão diários!

===

Related Posts with Thumbnails