segunda-feira, 26 de maio de 2008

A arte de semear estrelas - Frei Betto


Em noites estreladas, na ermida em que se refugia para se deixar enamorar das palavras, H. se debruça na janela da alma. Grávido de verbos, espalha os olhos pelas alamedas siderais e pressente o sagrado. Entrega-se a sedução da Palavra. É um sentimento de pertença que transcende todos os limites. A noite escura se lhe faz incandescente. A centelha arde em seu coração e transfigura-lhe o olhar.

Deus irrompe delicadamente. Aquece as entranhas de H. e, atrevido, disfarça-se no espaço cósmico com a Cabeleira de Berenice, faz-se criança escorregando nos anéis de Saturno, monta na garupa do cavalo de São Jorge quando a Lua mingua cheia de pudor frente aos encantos do Sol.

H. cultiva em sua ermida vasto canteiro de palavras. Cuida atento das mudas para que um dia se tornem vozes. Delicia-se em plantá-las, regá-las, vê-las brotar. Aduba a horta de substantivos e poda, todo mês, a de adjetivos. À sombra das copas dos verbos, seleciona os pronomes e enxerta vogais nos caules das consoantes. Colhe as palavras quando maduras, prenhes de significados. Verdes, arrancadas antes do tempo, elas são ácidas, inconsistentes.

Debruçado na janela da alma, olhos derramados nos abismos do Universo, as palavras se calam em H. Dilatam-se os buracos negros e ali dentro, uma a uma, as partículas elementares fulguram como grãos de ouro. Ele é capaz de distinguir a urdidura dos fótons que tecem a luz. Observa o trio de quarks em vertiginosa carreira em busca de seus ninhos energéticos. Tudo resplandece em mutações incessantes. Seu olhar comtempla o corpo luminescente da Via Láctea. Súbito, é arrebatado à dança das estrelas, cujos planetas gravitam ao ritmo gracioso de meninas brincando de roda.

Ao retornar a si, H. é todo coração. Um cordão de galáxias cobre-lhe o plexo solar. Nele o Cosmo lateja. E dentro de seu silêncio brota a Palavra que imprime significância a todos os vocábulos.


Nota: O texto foi tão inspirativo que vim registrá-lo com meus agradecimentos à amiga Neide, que me enviou.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails