terça-feira, 11 de maio de 2010

A maio o que é de maio!


Maio atravessa o calendário sem nos fazer alarde. Corre maroto. Sapeca que só, quase alcança o meio do mês. Sorri, dá uns passos pra trás. Sabe que é apenas o quinto dos meses no ano. Brinca, volta pra frente. Pula de dez para onze dias corridos assim que ultrapassa a meia-noite. Hoje são onze, mas ainda há caminho de mais três semanas pela frente.

Num certo sentido bem familiar, maio é um mês com diversas lembranças esculpidas pelas datas natalícias. Ao menos, para minha família. Um dos sobrinhos, festejou aniversário dia quatro. Irmão, dia cinco. Mãe, dia oito. Tia, festejará oitenta no dia doze. Maio é bem peculiar mesmo.

É o mês das noivas para um monte de gente. Mês de todas as mães, as do ventre e as feitas pelos laços profundos do coração. Mês da família, alguns insistem. E quanto aos outros meses? Bom, deixemos pra lá. Maio é o mês dos trabalhadores. É o mês de heróis e heroínas. De Joana D’Arc, capturada pelos franceses e entregue aos ingleses durante a Guerra dos Cem Anos à Ayrton Senna, morto durante o Grande Prêmio de San Marino. O mês tem também cores fortes em nossa História, como a negra. Foi aos treze do mês que, ao menos oficialmente, abolimos a escravatura neste país. Abolimos mesmo? Bom, deixemos por ora. Maio também foi palco de um célebre julgamento, o de Oscar Wilde no início do século passado, condenado aos vinte e sete deste mês à pena de dois anos de prisão pelo crime de “sodomia”. Apesar da enorme crítica da classe literária à época, o famoso escritor inglês teve que cumprir a pena, imposta apenas porque fruto das convenções vitorianas da época.

Maio também é o mês da luta mundial contra a homofobia, especificamente no dia dezessete. A data foi escolhida lembrando da tiragem da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) da Organização Mundial de Saúde, fato ocorrido em 1990. Se inspirado na data ou não, este é o mês dos lançamentos dos livros escritos por dois queridos amigos: “Proibido Amor” e “No caminho do arco-íris”, de Davy Alberto Rodrigues e Léa Carvalho, respectivamente.

Recentemente criado, maio também celebra aos vinte e cinco o dia nacional da adoção. E penso que muitos outros fatos já aconteceram e ainda acontecerão neste mês. Eu mesmo me sinto retornando, de certa forma, às atividades blogueiras. Fiquei duas semanas mergulhado na defesa de um julgamento, coisa de uma outra missão, diria profética, que desempenho profissionalmente.

Enfim, maio está apenas no início. Eu ando ultimamente me sentindo assim, no início. [Re]começando. A obra “Os Lusíadas”, de Camões, utiliza o “ab initio” para transformá-la “in media res”, ou seja, a técnica para começar pelo meio, e não necessariamente pelo início. Talvez tenha começado pelo meio. Talvez por isso me sinta agora no início. Há tanta coisa nova pra mim, mesmo depois dos trintinha! (risos). Bem, são meus talvezes que dialogam comigo. De talvez em talvez, certo mesmo é meu desejo de querer um final feliz ou, quem sabe, um feliz-acontecendo-sempre. Pra mim e para os mais caros. Neste e nos outros meses também.

Longe de mim ser demagogo, mas eu tenho procurado me esmerar!...


* * *

Nota de rodapé: segue logo abaixo, mais uma vez, o apelo para aqueles que desejarem doar leite integral (em pó) para as crianças soropositivas da Casa Maria de Magdala, localizada em Niterói (RJ). Aos que estiverem distantes mas quiserem ajudar, a sugestão é acessar o site da instituição filantrópica e procurar saber como doar amor.



34 comentários:

Dil Santos disse...

Bom dia Cardo, vc tá bem?
Eu ñ estou muito, meu melhor amigo, que é como um irmão pra mim, está com um problema sério de saúde. Chorei horrores ontem, estou com olheiras horríveis, devo tá horrendo hj, rs
Quero te pedir que ore por ele, estou pedindo a todos que façam isso. Espero q vc possa fazer tbm.
Legal o texto, ligando os pontos e datas, tá tipo lá em casa, em Março, são 3 aniversariantes, mas cada mês é um, somos 15 pessoas ao todo lá, rs. Só em Fevereiro, Julho e Setembro que não temos aniversariantes.
Legal, então vc é advogado, jamais passou pela minha cabeça isso, rsrs.
No fundo é o que todos queremos, ser feliz.
Aparece lá no blog, vc está muito relapso heim? rs
Vc tem orkut?
Bjo
:)

Serginho Tavares disse...

maio tem me deixado nostálgico e mês que vem é meu aniversário...


beijão

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Dil:

Boa tarde, meu baianinho!

Tô bem sim, caminhando. É o que importa.

Quanto a você, vejo que está sendo convidado a uma grandiosa oportunidade. Ser amor na vida de seu amigo, quase como irmão pra você. Somente o amor carrega o melhor dos processos curativos para o ser. Sim, o amor é altamente curativo. Ame. Esteja ao lado. Ajude. Oriente. Tenho um amigo, bem jovem, menos de 25 anos, passou por um drama recentemente. Está sendo cuidado em amor. Está sendo orientado e, graças a Deus, tem [nos] ouvido. Os excessos foram cortados. A alimentação passou a ser orientada. Enfim, está [re]começando. Seja assim na vida de seu amigo também! Você tem, certamente, um papel muito importante a desempenhar ao lado dele!

Ser feliz. Tai. Eis o dever de todo o homem.

Beijo grande, rapazinho!

P.S.: Não, não tenho mais Orkut, twitter, facebook, nada disso. De-CISÃO bastante pessoal tomada em janeiro último. Particularmente, fiquei mais ‘concentrado’ no mundo real desde então...

===

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Serginho:

Menino! Saudades tuas!
Nostálgico, você ?
Coisa de celebridade...
Mês que vem é seu niver?
Humm... Viva São João, ups, Serginho!
(hehe) Bj!

===

Dil Santos disse...

Cardo, brigado meu carioquinha, fico feliz. E sei que Deus vai ajudá-lo nesse momento tão difícil do qual ele está passando.
E vc ficou rebelde, rsrs
Mas entendo, tá igual a minha irmã meio anti-social, ela acabou com quase tudo, só manteve o msn. Eu por outro lado, já tenho umas 12 contas, rsrs
Bjo Cardo
:)

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Rebelde, porém com causa! Hehe!

Não se trata de ser anti-social, queridão. Perguntaram-me isso no domingo. Respondi aos amigos que saí [desses programas virtuais de relacionamento] por uma decisão CONSCIENTE de querer apenas investir no mundo da realidade, onde a gente rega a plantinha-amizade, vê os bracinhos se espreguiçarem todos os dias até nascer o raminho, ir cuidando com o calor da presença, o cheiro, o toque, o abraço, o olho a olho, o som das gargalhadas e a possibilidade de enxugar as lágrimas com o próprio dedo... Essas coisas.

Beijo, mas sem repeteco. Beijo inédito, meu amigo!

===

BAU DO FAEL disse...

No mundo dos blogs há pessoas que escrevem bem, e outras que escrevem bonito...o seu blog resume os dois...além de escrevem bem, seu portugues é de uma beleza que dá gosto....rs...

Pena que vc chegou ao meu blog e ja deu de cara com unhas horriveis...rs..

Prometo que da proxima vez, terá algo mais simpatico...

abração

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Não se preocupe, rapaz. Sei que as unhas lá estavam apenas pra mostrar uma espécie de contraponto ao teu estilo e a maneira de querer bem as coisas...

Além disso, há um misto de inteligência e boa sacada das coisas na semeadura de tanto palavreado naqueles textos. Isso também é uma beleza que dá gosto... rs...

Registre-se a [tua] promessa. Sei que haverá mais coisas legais!

Abraço singular! Valeu pelo retorno!

===

Inside Me disse...

nossa como vc escreve bem, e maio então tá com tudo... eitxa eu amo ler Oscar Wilde... tem cada frase dele, adoro o filme o retrato de dorian gray, agora nessa versão com Ben Barnes então é tudoquehá. abração

AD disse...

Maio é niver do meu pai e da minha mãe. Não existe mês mais marcante.

Obrigado pela visita e carinho. Sobre o roubo do livro com o recado de desculpas, uma graça total. :D

Dil Santos disse...

Ah menino, mas eu tenho amigos virtuais, que são mais amigos mesmo q os reais. Choramos juntos, rimos juntos. Entendo e respeito o seu ponto de vista.
Bjo querido
;)

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Inside Me:

Olha, olha! Visitantes são [sempre] bem-vindos!

Oscar Wilde, de fato, é um príncipe das letras. Fico daqui imaginando a capacidade de sacação dele pra tanta coisa no ordinário, no cotidiano, nas relações, nas gentes... Deliro quando o leio dizer: “É absurdo dividir as pessoas em boas e más. As pessoas ou são encantadoras ou são aborrecidas.” É assim que prossigo, fazendo meu caminho enquanto observo os passos da existência.

Ele, pra mim, é encantador!

Abraço daqueles ricos!

E volte, por que não?!

===

[Farelos e Sílabas] disse...

===

AD:

Pois, é...

Carinho e visita não fazem mal quando é no tom certo. Ademais ao fato, a saudade me constrangeu de súbito...

Putz, nem me fale do furto! A partir daí fui discernindo que não era minha praia. Definitivamente, quando a certos desejos, sou sóbrio demais, regrado demais, envergonhado demais... rs.

===

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Dil:

Sim, sim. Creio nisso. Há sempre exceções à regra. Eu mesmo tenho uma quantidade bacanérrima de amigos antes [apenas] virtuais e que se tornaram reais pelo encontro. Tem gente que passou a fazer parte de minha família, ficou hospedada e tudo aqui em casa [e por mais de uma vez!]. Tudo, diga-se, a partir da virtualidade. Mas, insisto, são exceções!

Beijo grande, ainda virtual, mas carregado de realidade fraterna!

:)

===

Dalmo Peres disse...

Brigadão pela visita e pelos elogios !
Legal teu blog ... de extremo bom gosto ...tens o dom da palavra.

Dil Santos disse...

Ai menino, q massa isso
Quando eu for ao Rio vou me lembrar
kkkkkkkkkkkk
brincadeira viu? rs
Mas é bem legal mesmo. E aos poucos o que antes era virtual, logo passa a ser real. E como vc mesmo disse, toda regra tem sua exceção.
Bjos carioquinha
:)

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Dalmo:

Caminho nas tuas palavras fazendo rastros de gratidão, meu caríssimo!

Segue-me e vê!

===

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Dil:

Ah, época que não volta mais! Hehehe!
Sim, sim e sim. Eu mesmo sou uma exceção!
Beijos sem repeteco, baianinho!

:)

===

Dil Santos disse...

Cardo, eu tô tão feliz agora, sabe o meu amigo, ele tá melhor, mas parece q tá sem memória, vai fazer uns exames amanhã
Bjo querido
vc tem msn?

Marcos disse...

Passando por aqui para dar um oi e dizer que maio tb é especial para minha familia... minha sobrinha dia 8 - pai, irma e cunhado dia 20 e 2 dos meus melhores amigos dia 30 e irmão 31... putz... será que esqueci de alguém... ah!! dia das mães!!!

Abçs

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Dil:

Espero que ele, o seu amigo, se recupere logo!
Sei que você ficará megafeliz com isso!
Enfim, meu beijo! :)

P.S.: Não, não tenho eme-esse-ene.

===

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Marcos:

Nossa! Um mês bem familiar, não?!
Valeu por ter vindo e plantado um “oi” no jardim!
___________________ abraços, meu caro!

===

Dil Santos disse...

Brigado Cardo, com muita fé em Deus q eu tenho, ele irá sair dessa sim. Mas hj fquei revoltado, recebi um e-mail horrendo, dizendo pra eu esquecer ele, pq ele vai ficar retardado e nem s quer vai s lembrar de mim e blá blá blá, ah menino, mandei um daqueles pra ele, dexei uma msg em off no msn. M estressei com essa cosinha, aff
Ah menino, tá muito rebelde, muito radical, rsrs, tá pior q minha irmã, kkkkkkkkkkkkkk
Mas tudo bem, então um bjo carioquinha
:)

Paulo Rogério disse...

Perfeita sua escrita e muito bom o seu blog!
Nota-se a importância de sua cultura, sua luta, sua honestidade, seu discernimento nos dias atuais. Sucesso!
Grato pela visita!

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Dil, baianinho danado:

1º fato: e-mails dessa qualidade pra nada servem. Não edificam. Não constroem. São “anti” qualquer coisa que valha a pena. Apenas prossiga. Caminhe. Segue teu rumo. Em paz!


2º fato: nada disso, sou apenas alguém que caminha plantando e regando plantinhas “reais”, dessas que crescem e dão frutos. Foi-tem-sido uma decisão com alma e coração. Só tenho tido ganhos!

O que importa, no entanto, é que a gente prossiga. Caminhe. E não olhe para trás!

===

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Paulo Rogério:

Transformo suas palavras em sementes de acolhimento, sabedoria e paz. O retorno – por si só – já foi uma colheita. Os cestos estão cheios. Há muita gratidão dentro deles.

P.S.: Aceite um deles! É seu!

===

Dil Santos disse...

ai menino, descordo de vc no 1° fato, mas ñ vamos ficar discutindo sobre isso, respeito sua opinião, apesar de descordar de vc. Aliás, descordo em partes no 2°fato tbm, rsrs
Mas continuemos seguindo nossos caminhos e regando as "plantinhas reais" q encontramos no percurso.
Um bjo
;)

Anônimo disse...

Legal o texto... e quanta coisa ocorrida em maio, coisas de quem observa ou pesquisa , ou ainda não se esquece em meio a loucura da vida...
Abraço e bom finde!

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Dil:

Queridão, talvez você não tenha me entendido ao certo. Ao dizer: “e-mails dessa qualidade pra nada servem. Não edificam. Não constroem.”, quis dizer que o fato de você ter recebido um “e-mail horrendo” e que, por conseqüência, tinha dito que “Me estressei com essa coisinha”, não era o que chamaríamos de boa mensagem.

Por isso, reafirmo: e-mails como o que você recebeu do tal “coisinha” que te estressou para nada servem apenas pela incapacidade de fazerem você [ou qualquer outra pessoa] sair feliz, edificada. Então, em razão disso, não constroem.

Bom mesmo é escrever e receber e-mails edificantes, que tenham sabor de vida e olhos de acolhimento. Entendeu agora?

Beijo, amigão! :)

===

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Marcos:

Oi, rapaz! Bom que voltou!

Em meio à correria nas dinâmicas da vida, meu abraço segue [a ti] com sinais fartos de gratidão!

===

Daniel Savio disse...

Pelo jeito, maio é bem movimentando, mas nota, você disse acontecimentos de começo de mes, então com que chave de ouro você vai fecha-lo?

Fique com Deus, menino.
Um abraço.

railer disse...

legal saber mais sobre maio. não sabia que era o mês de luta contra homofobia. legal isso.

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Railer:

Um mês bastante significativo, portanto!

É trocando informações que a gente constrói, edifica, transforma!

Abraço, meu caro!

===

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Daniel:

[rs] Pois, é. Ainda tô pensando... [rs]
Valeu, meu queridão! Abraços!

===

Related Posts with Thumbnails