terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Equilibrando-me


Buscar o equilíbrio e a sobriedade em todas as coisas. Não digo que é uma tarefa extremamente fácil, pois não é. Nem todas as coisas se vestem de simplicidade. Pior, nem todas são simplistas. Por um lado isso é bom. Não descansamos, ao contrário, vamos à luta. Caminhamos na existência buscando aprender. Falei de equilíbrio e sobriedade pensando no tempo gasto ultimamente com a virtualidade (hã?). Já encontraram uma daquelas máximas orkuteiras “Saia do Orkut e leia um livro!”? Pois, é. Tô levando a idéia a sério. Trata-se de uma idéia envernizada de literalidade. Não, não sou adepto das literalidades. É por conta delas que esquisitices surgem no dia a dia, a começar pelas formas de comunicação. Massacres também foram realizados na História [e ainda continuam sendo!]. Como diria um amigo meu, mestre em História: “isso é o ó, Cardo!”. Não é dessa literalidade hermenêutica que me refiro. Aqui a literalidade se firma pela minha busca de melhores opções: ler um bom livro, escrever e estudar coisas novas. Ter tempo pra investir em mim. Respirar as brisas salgadas do Arpoador... Namorar até que poderia entrar na lista se não fosse a literalidade [!] da escassez de safra com conteúdo... Quem conseguiu, faça bom proveito. Literalmente, “as you want”! Duvido que não seja um excelente investimento!

É por ter gasto mais tempo que deveria, ao menos, a princípio, com programas de relacionamento virtual [Orkut, por exemplo] que deixei de usufruir melhor a sobriedade de meu precioso tempo. Pra mim, no final das contas, foi uma espécie de “desequilíbrio”. Nada que não seja reversível mesmo considerando que “águas passadas não movem moinhos”. O que importa é o instante “agora”. E agora quero mais é reequilibrar os ponteiros. Tempo já separei. As leituras já estão em andamento. As linhas é que continuam sendo paridas num texto daqui e dali conforme o vai-e-vem dos meus dedos sobre as teclas do PC. Uma leve interrupção. O telefone toca. Até as sensorialidades merecem equilíbrio nestas horas. O teclar que engravida as letras descansa. Hora de ouvir. Depois, retornarei. Perfeito - e equilibrado - pra mim...

4 comentários:

Mãezinha, Anna Maria disse...

Filho, estou de volta só para dizer que amo seus textos.
Este, "Equilibrando-me" achei ótimo, pois percebi o quanto você está sentindo falta das leituras, dos estudos, dos relacionamentos, e muitas coisas que fazia antes de existir os programinhas virtuais que tanto prenderam você diante de uma telinha. Amei a sua frase "as you want"!

Uns dias atrás eu escrevi algo falando o que eu acho da internet e pelo visto você aceitou porque ele está entre outros.

Achei legal o que falou sobre o tocar o telefone, dar uma pausa e atender... Quem sabe é para dar uma excelente notícia ou alguém querendo desabafar... Isto mesmo, meu filho, muitos já ligaram e não puderam falar... Nunca soube quem era e o que era... Isto mesmo, "hora de ouvir".
Que bom meu filho, o equilibrio faz muita falta e muitas vezes costumamos perder uma grande amizade porque não soubemos cultivá-la.
Que Deus te abençoe e que você continue sempre essa pessoa linda por dentro e por fora, trazendo a nós, sábios ensinamentos.
Um beijo terno da mãezinha mineira.
Anna Maria

CONfeSSo disse...

Carammbaaa, estou adorando seu Blog. Cada vez que passo por aqui me delicio com a forma como você escreve.

Novamente concordo com o que você diz, principalmente a respeito da 'escassez de safra com conteúdo' quando fala de namoros.

Parabéns novamente.

Abraços

Sylvia Rosa disse...

Te achei por acaso, e desejei participar dizendo que , a virtualidade tem seu lado bom, não se culpe por ter sido "orkuteiro", perdido seu tempo", afinal a gente ganha quando se troca conhecimentos, aqui por exemplo, Agora vc é blogueiro e tá legal falar aqui pra vc. De repente não há distancia entre nós. Troca de conhecimentos, desabafo, sandisses, tudo faz parte. O que não é correto é EXCEDER, TUDO QUE É DEMAIS ...PASSA, concorda ?

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Mãe:

Sou apenas um aprendiz, mãe. Aprendo com a vida, com os equívocos, com os mais chegados, com os menos chegados, contigo, comigo mesmo, o tempo todo, no meu tempo, mas aprendo. O que dizer, então? Obrigado! É o mínimo a ser dito...

Beijo em justa retribuição!

===

ConfeSSo:

Gosto tanto quando vens,
quando semeias e quando colho o que plantas!

Volte mais vezes!
Semeio-te gratidão pelas visitas!

E pelo teu carinho-palavra!

===

Sylvia:

Sim, de fato. Tem seu lado bom sim. É por isso mesmo que o título “equilibrando-me” faz menção ao que você mesma captou. O importante é não exceder! Beijão e, claro, grato pela visita carregada de tamanha lucidez!

P.S.: Volte mais vezes! Por que não? Concordas?

===

Related Posts with Thumbnails