quinta-feira, 31 de julho de 2008

O amor e o jardim de pedras: quando nossos conceitos e nossas ações escolhem “como” deve ser o amor


Franciscanos recusam alimentos doados por organizadores da Semana do Orgulho Gay


Quantidade de alimentos arrecadados durante os eventos da 3ª Semana do Orgulho Gay de Uberaba é de aproximadamente duas toneladas. Assim como no ano passado, os donativos seriam destinados à Fraternidade de Aliança Toca de Assis (franciscanos). Entretanto, a organização da Semana terá que encontrar outro destino para os alimentos. A fraternidade recusou a doação.

Apesar de sobreviver de doações, os franciscanos resolveram não aceitar os alimentos avaliando as circunstâncias em que eles foram arrecadados. "Somos uma fraternidade católica. É claro que a Igreja não exclui ninguém e ama o pecador. Mas não podemos incentivar o homossexualismo. O homem foi feito para a mulher", ressaltou Irmão Bonifácio, guardião da Toca de Assis. Questionado por que em 2007 a Fraternidade aceitou a doação, o guardião revelou que não estava no local quando os alimentos chegaram. "O religioso que os recebeu não conhecia a origem da arrecadação", disse.

Sueli Arantes Borges, diretora de ação artística e cultural da Fundação Cultural e responsável pela arrecadação dos alimentos, tomou conhecimento da decisão da Fraternidade após contato do Jornal da Manhã, e afirmou estar horrorizada com a postura da Toca de Assis. "Realmente não havíamos comunicado oficialmente a eles que iríamos fazer a doação. Mas, como aceitaram no ano passado, nunca passou pela minha cabeça que esse preconceito iria acontecer", ressaltou.

Ainda segundo Sueli, a Toca de Assis havia sido escolhida para receber a arrecadação, pois no ano passado os organizadores conheceram a Fraternidade e ficaram sensibilizados com o trabalho naquele local desenvolvido. "Fomos até lá e ficamos encantados com tudo. Mas, quando olhamos a despensa deles havia apenas alguns pacotes de feijão e quase nada na geladeira. Agora, não sei nem o que dizer. Para mim, isso não é postura de um filho de Deus", salientou.

Bispo. O JM tentou contato com o arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Aloísio Roque Oppermann, para conhecer a opinião dele sobre o posicionamento da Toca de Assis; entretanto, ele não atendeu a reportagem. De acordo com a secretária do religioso, ele estava em uma reunião que não havia previsão para terminar.

Sobre o novo destino dos alimentos, Sueli revelou que ainda não sabe qual será.


Nota: Artigo de Mário Sérgio (Jornal da Manhã, edição de 29/07/2008)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails