Mostrando postagens com marcador Utilidade Pública. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Utilidade Pública. Mostrar todas as postagens

domingo, 16 de maio de 2010

Algumas observâncias do “finde”...



•• Este final de semana, fazendo minhas comprinhas no supermercado [sim, sou dono de casa!], acabei passando por uma amiga que é funcionária naquele estabelecimento. Perguntei-lhe como tinha sido seu dia das mães. Respondeu-me exaltando as virtudes do maridão, o mesmo que lhe havia preparado todo o almoço em comemoração àquela data. Elogiei a atitude do camarada. A partir daí, ela foi me dizendo como o conheceu, etc e tal. Ao final, arremtatou: “- E ainda ouço alguns dizerem que não existe amor à primeira vista. Sim, existe. Assim ocorreu comigo. Conheci-o e me apaixonei por ele no instante em que o vi. Assegurei que seria meu. Estamos juntos há treze anos. E felizes, tá!”

Eu não duvido. Mas que é exceção à regra, ah, isso é!

•• Nesta noite de sábado, estive com três amigos assistindo ao musical “Era no tempo do Rei”, baseado no romance de Ruy Castro, roteiro de Heloisa Seixas e Julia Romeu. Grande elenco. Achei divertido e enriquecedor. Aplaudi efusivamente. O barato é que um amigo está no elenco, ao lado de Leo Jaime, Soraya Ravenle, Tadeu Aguiar, Alice Borges, entre outras estrelas – e nem tinha noção do fato.

Narrada pela rainha Dona Maria – que, apesar de louca, presta atenção em tudo o que acontece à sua volta, - a comédia musical está recheada de paixões proibidas, seduções e intrigas, perseguições e ciúme. Sem falar nas risadas.

Um excelente programa para quem está no Rio de Janeiro.

•• Nesta segunda-feira, 17 de maio, às 20h, no dia mundial de combate à homofobia, minha amiga querida e mais-que-amada Lea Carvalho, que me honra em ser assídua nos meus estudos e palestras, lançará a obra “No caminho do arco-íris”. A proposta é discutir as questões ligadas à diversidade ou, como a autora pondera, "tocar os corações e as mentes para que se possa apreciar e acolher a experiência humana em todas as suas cores e matizes, a fim de fazermos parte de algo realmente grande: a construção de um paradigma social totalmente inclusivo, justo e solidário". Tive a honra de escrever algumas palavrinhas em forma de depoimento na obra.

O lançamento será virtual e, de quebra, todos poderão assisti-la numa teleconferência com o tema “Direitos Sexuais são Direitos Humanos”.

Aos interessados em assisti-la no lançamento virtual - que, sei, será de grande valia! - bastará enviar um e-mail para faleconosco@metanoiaeditora.com

•• Por falar em homofobia, hoje às 15h, em Ipanema, haverá uma marcha contra a intolerância com a participação de diversos organismos da sociedade civil, entre os quais a própria autora da obra e outros grandes amigos. Só não estarei presente em razão de um estudo que darei sobre o tema lá em Botafogo no mesmo período. Logo abaixo segue uma imagem da campanha “Homofobia é abominação” promovida pelos queridos do projeto Betel aqui no Rio de Janeiro.


terça-feira, 11 de maio de 2010

A maio o que é de maio!


Maio atravessa o calendário sem nos fazer alarde. Corre maroto. Sapeca que só, quase alcança o meio do mês. Sorri, dá uns passos pra trás. Sabe que é apenas o quinto dos meses no ano. Brinca, volta pra frente. Pula de dez para onze dias corridos assim que ultrapassa a meia-noite. Hoje são onze, mas ainda há caminho de mais três semanas pela frente.

Num certo sentido bem familiar, maio é um mês com diversas lembranças esculpidas pelas datas natalícias. Ao menos, para minha família. Um dos sobrinhos, festejou aniversário dia quatro. Irmão, dia cinco. Mãe, dia oito. Tia, festejará oitenta no dia doze. Maio é bem peculiar mesmo.

É o mês das noivas para um monte de gente. Mês de todas as mães, as do ventre e as feitas pelos laços profundos do coração. Mês da família, alguns insistem. E quanto aos outros meses? Bom, deixemos pra lá. Maio é o mês dos trabalhadores. É o mês de heróis e heroínas. De Joana D’Arc, capturada pelos franceses e entregue aos ingleses durante a Guerra dos Cem Anos à Ayrton Senna, morto durante o Grande Prêmio de San Marino. O mês tem também cores fortes em nossa História, como a negra. Foi aos treze do mês que, ao menos oficialmente, abolimos a escravatura neste país. Abolimos mesmo? Bom, deixemos por ora. Maio também foi palco de um célebre julgamento, o de Oscar Wilde no início do século passado, condenado aos vinte e sete deste mês à pena de dois anos de prisão pelo crime de “sodomia”. Apesar da enorme crítica da classe literária à época, o famoso escritor inglês teve que cumprir a pena, imposta apenas porque fruto das convenções vitorianas da época.

Maio também é o mês da luta mundial contra a homofobia, especificamente no dia dezessete. A data foi escolhida lembrando da tiragem da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) da Organização Mundial de Saúde, fato ocorrido em 1990. Se inspirado na data ou não, este é o mês dos lançamentos dos livros escritos por dois queridos amigos: “Proibido Amor” e “No caminho do arco-íris”, de Davy Alberto Rodrigues e Léa Carvalho, respectivamente.

Recentemente criado, maio também celebra aos vinte e cinco o dia nacional da adoção. E penso que muitos outros fatos já aconteceram e ainda acontecerão neste mês. Eu mesmo me sinto retornando, de certa forma, às atividades blogueiras. Fiquei duas semanas mergulhado na defesa de um julgamento, coisa de uma outra missão, diria profética, que desempenho profissionalmente.

Enfim, maio está apenas no início. Eu ando ultimamente me sentindo assim, no início. [Re]começando. A obra “Os Lusíadas”, de Camões, utiliza o “ab initio” para transformá-la “in media res”, ou seja, a técnica para começar pelo meio, e não necessariamente pelo início. Talvez tenha começado pelo meio. Talvez por isso me sinta agora no início. Há tanta coisa nova pra mim, mesmo depois dos trintinha! (risos). Bem, são meus talvezes que dialogam comigo. De talvez em talvez, certo mesmo é meu desejo de querer um final feliz ou, quem sabe, um feliz-acontecendo-sempre. Pra mim e para os mais caros. Neste e nos outros meses também.

Longe de mim ser demagogo, mas eu tenho procurado me esmerar!...


* * *

Nota de rodapé: segue logo abaixo, mais uma vez, o apelo para aqueles que desejarem doar leite integral (em pó) para as crianças soropositivas da Casa Maria de Magdala, localizada em Niterói (RJ). Aos que estiverem distantes mas quiserem ajudar, a sugestão é acessar o site da instituição filantrópica e procurar saber como doar amor.



terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Um parêntese para utilidade pública


Campanha de arrecadação de latas de leite em pó para as crianças com HIV+. Porque fiquei tocado com a campanha. Porque me sinto à vontade em divulgar algo vindo de uma instituição que conheço e respeito. Porque sei que não custa semear AFETO em forma de latas de leite em pó. Porque a vida é uma semeadura, a gente planta e colhe lá na frente, às vezes, sem lembrar quando ocorreu o plantio...

A campanha é coordenada pela Comunidade Betel do Rio de Janeiro, uma instituição cristã de cunho ecumênico, que receberá as latas de leite em pó a fim de serem levadas, mensalmente, até o final do ano, à Casa Maria de Magdala, uma instituição espírita com atendimentos a soropositivos (adultos e crianças). Mais informações pelo meu e-mail ou diretamente no e-mail: boasnovas@betelrj.com


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Congresso Nacional aprova ajuda

São mais de 1.500 homens de nosso Exército no [devastado] Haiti. Mais 900 seguirão nesta semana e outros 400 ficarão em espera para seguirem a qualquer momento. O nosso Governo disponibiliza R$350 milhões do orçamento para ajuda naquele país. O Congresso aprova as medidas. É o que leio na nossa imprensa enquanto assisto a alguns vídeos postados de correspondentes estrangeiros...

Lembrando que há várias formas de ajudar sem sair de casa. No Rio de Janeiro, a ONG Viva Rio (que mantém um posto de atendimento no Haiti) recebe doações pela conta-corrente 5113-6 do Banco do Brasil, agência: 1769-8 [Fonte desta informação: site do RJTV].


domingo, 2 de agosto de 2009

Vitórias da democracia – Parte 1




Dia 31 de julho de 2009 entrou para a história do Conselho Federal de Psicologia. O até então inédito caso da psicóloga evangélica Rozangela Justino tornou-se o primeiro a ser publicamente condenado pelo colegiado de seus pares no Plenário Ético do CFP. Ela incutia nos seus pacientes seus argumentos de natureza moral, ideológica e sobretudo religiosa para fazê-los crer que, sendo o que eram, não poderiam viver felizes e, segundo ela, serem "aprovados" por Deus. Detalhe: a psicóloga recebia e ainda recebe o apoio do segmento religioso evangélico, que, inclusive, se mobiliza nos seus representantes junto ao Congresso para derrubar por meio de legislação (decreto legislativo) a excelente norma infraconstitucional que lhe serviu de esteio para a sua justa e histórica condenação - a Resolução 01/99 do Conselho Federal de Psicologia.

Res, non verba, ou seja, realidade, e não apenas palavras, fato é que há luz no fim do túnel! Reafirmo que existe um estado democrático de Direito neste país constitucionalmente laico e livre dos cabrestos ideológicos de qualquer natureza. E tal realidade expôs os sofismas e as falácias da profissional, reverberando o grande mal que acabava cometendo indo ao desencontro da verdade do ser de seus pacientes. Graças a Deus, enquanto houver luz de democracia dentro e fora do túnel, aqui não se instalará um novo Irã!

Como disse no final de um artigo escrito ontem (não publicado no blog), percebemos que as importantes decisões tomadas no histórico 31 de julho de 2009, tanto no Judiciário quanto no âmbito administrativo (no CFP), marcaram simbolicamente o momento para aprendermos com a História a revisitarmos o nosso ideal de Paz, não a Romana, mas a tupiniquim, propagada na literatura modernista de Oswald de Andrade nos idos de 1922, que leva na cor bronzeada por este sol a beleza que toda boa mudança evoca. Mudar pra valores cada vez melhores e que contemplem, portanto, a união entre os semelhantes. Mudar como “conversão” de dentro pra fora. Mudar como exercício do repensamento do que até aqui se feriu (em palavras e falsas promessas baseadas numa visão diminutiva da religião que não religa, mas divide os homens). Mudar a ponto de não mais se reconhecer nos discursos ditos no seio da ignorância, outro fruto produzido pelo desamor.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Hospital (no Rio) precisa


Informação repassada a mim por e-mail dia desses. As crianças com AIDS do HOSPITAL GAFRÉE E GUINLE precisam muito de:


- Leite em pó integral
- Creme de arroz
- Cremogema
- Alimentos infantis (em geral).

...

Se puder, se estiver pelo Rio ou nas cercanias, ajude.

“Se não tiver amor, de nada me aproveitará...”

...

As doações podem ser entregues diretamente no Hospital Gafrée e Guinle, Ambulatório da PEDIATRIA. Endereço e contato: Rua Mariz e Barros, 775 - Térreo – Tijuca, Rio de Janeiro. Tel.: (021) 2569-1620 - ramal: 253 (251 e 252) - somente pela manhã.



quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Promoção musical na Apoteose


Sob o slogan de “o primeiro show do planeta onde o ingresso é lixo” o evento Doe seu lixo por música levará diversos nomes da música brasileira para um show inédito no Sambódromo, dia 21/11, às 20h, aqui no Rio de Janeiro.

Com a promessa de ser o primeiro show pago com lixo reciclável do planeta, entrando para o ranking Brasil e quem sabe para o Guiness Book, o objetivo é incentivar a conscientização das pessoas para a questão sócio-ambiental do lixo. A coleta seletiva pode e deve ser um hábito natural dos cariocas.

Atrações confirmadas: Bangalafumenga, Serjão Loroza, Fernanda Abreu, Toni Garrido, Charlie Brown Jr, Dudu Nobre, Arlindo Cruz, Dona Ivone Lara, Samba na Moral, DJ Marlboro, Mc Marcinho, Mc Sapão, Timbalada, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Moraes Moreira e Bochecha.

Como fazer para conseguir o ingresso: inicialmente, é preciso se cadastrar no site do evento - apenas os cadastrados participarão da promoção; a seguir, imprimir o comprovante de cadastro e no dia do evento levá-lo com duas sacolas de supermercado com papéis, latinhas ou plásticos. A escolha é sua.


quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Prevenção é o melhor remédio


O Cristo Redentor foi iluminado de rosa nesta terça-feira. Uma situação inusitada para os cariocas de todas as cores, acostumados com as cores originais da imagem tida como uma das novas maravilhas do mundo. O fato ocorreu com o propósito de chamar a atenção para a campanha pelo combate ao câncer de mama, doença que atinge uma em cada oito brasileiras e que mata, anualmente, 10 mil mulheres em todo o país.

O colorido diferente também poderá ser visto nesta quarta-feira. A iniciativa faz parte da campanha “Não aceite informações pela metade”, idealizado pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) em parceria com o movimento Outubro Rosa. O objetivo da campanha é incentivar a importância do diagnóstico precoce. Vários monumentos pelo Brasil foram iluminados, entre eles a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a Ópera de Arame, em Curitiba e o Memorial JK, em Brasília.

O Outubro Rosa nasceu há 11 anos na Califórnia. Ao longo da década, a iniciativa iluminou monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House de Sydney, na Austrália, e a Casa Branca, nos Estados Unidos.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Utilidade Pública





Primeira: Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila. O cartório eletrônico, já está no ar! Nele você resolve essas (e outras) burocracias, a qualquer hora dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis e protestos ser solicitados pela internet.

Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex. O serviço está disponibilizado no site: http://www.cartorio24horas.com.br/

Segunda: Telefone pelo serviço 102.... não! Agora é pelo: 08002800102. Nem todos sabem, mas na consulta ao serviço 102, pagamos pelo R$ 1,20 na conta telefônica. Acontece que a operadora não avisa que também existe um serviço similar e GRATUITO.

Terceira
:
Documentos furtados ou roubados – Boletim de Ocorrência nas mãos dá direito à gratuidade. É o que determina a Lei 3.051/98. Mas, ATENÇÃO: a Lei é válida apenas para o estado do Rio de Janeiro. A maior parte da população não sabe que a Lei 3.051/98 nos dá o direito de, em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), obter a gratuidade na emissão da 2ª via de tais documentos, economizando, por exemplo:

Habilitação (R$ 42,97);
Identidade (R$ 32, 65);
Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11).

Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao DETRAN (para o caso de Habilitação e Licenciamento e/ou para o caso de 2ª via de Identidade). Bom que divulguemos essas informações!

Related Posts with Thumbnails