Mostrando postagens com marcador Esporte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Esporte. Mostrar todas as postagens

domingo, 2 de agosto de 2009

Vitórias da democracia – Parte 2




Quem diz que a democracia não se manifesta nas mínimas coisas do dia a dia (falo em conquistas de uma forma geral) é porque não aprendeu a discernir que uma nação se torna mais forte quando reconhece seus feitos. Como brasileiro, orgulha-me ver a brilhante (e histórica) participação do Brasil no Mundial de Natação em Roma.


Parabéns, César Cielo! Olhem para a imagem e, sinceramente, se questionem se é preciso dizer qualquer coisa a mais?!


quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Nossos atletas valem ouro


Fato Um: as Paraolimpíadas de Pequim terminaram há poucos dias. Fato Dois: não poderia deixar de homenagear nossos atletas paraolímpicos. Fato Três: batemos vários recordes de superação, garra e determinação. Afinal, a vida não tem fim quando se quer o recomeço! Fato Quatro: Pouco se fala acerca destes nossos heróis. São nossos heróis, por todas as razões, inclusive. Fato Cinco: Ainda procuro palavras com as cores de todo esse vigor. Não procurarei pelo Olimpo. São filhos deste solo cuja Mãe lhes é gentil. E orgulhosamente grata! [Leia + aqui]


Nota 1: na imagem acima, Daniel Dias, nosso “golden boy”.

Nota 2: dedico à sensibilidade da Neidinha, maninha-amiga, que, dia desses, demonstrou uma sintonia incrível comigo ao sugerir um tópico em homenagem aos nossos atletas paraolímpicos. Só tenho a agradecer ao Todo-amor por sua Graça em nós!

sábado, 23 de agosto de 2008

História inédita: o ouro no vôlei


E o que dizer da vitória brasileira nesta manhã de sábado? Vamos ser justos. O Brasil mereceu a renhida vitória sobre a seleção feminina de vôlei dos Estados Unidos. Não que as americanas tivessem jogado mal, ao contrário (putz, que quarto set foi aquele?!). Mas tínhamos que exorcizar velhos males e finalmente conquistar o inédito ouro olímpico para a seleção de nossas gatas. Elas estão de parabéns. Nós todos, orgulhosos. Eu, além disso, quase fiquei rouco. Afinal de contas, não sei torcer no silêncio. Que me perdoem os seres mais equilibrados que eu.

Nota: a uma da manhã deste domingão a vez será a é de torcer pela seleção masculina. Se aprontei com a torcida pelas meninas, não queiram imaginar o que farei daqui a pouco com a rapaziada. Sofre quem fica perto de mim nessas horas. Calma, minha gente, nada de fanatismo. Mas doses cavalares de patriotismo não fazem mal. Ah, mas não fazem mesmo!

Mais história pra contar


O atletismo brasileiro também fez História na primeira medalha de ouro em competição individual feminina. Maurren Maggi, a nossa atleta saltadora, desbancou o favoritismo da russa Tatyana Lebedeva, que ficou com a prata. Maurren saltou 7,04 m em sua primeira tentativa. Suas principais rivais realmente sentiram a pressão. Lebedeva, que em seu primeiro salto tinha marcado 6,97m, sua melhor marca do ano, queimou os quatro saltos seguintes. Mesmo os 7,03 m na última tentativa não bastaram para passar a brasileira.



quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A-chocolatados


O que foi aquilo a que assistimos ontem na partida de futebol do Brasil? O comentarista do Sport Tv se referiu como uma "chocolatada" que levamos dos hermanitos argentinos. Porém, registre-se o que ouvi de um repórter. A questão não é perder, menos ainda perder para a Argentina. É perder se apequenando ante a Argentina. Apequenar-se.

Vou anotar pra anotar pra lembrar na hora certa de criticar, entre outras, a quase-futura-nova lei de imprensa, a aprovação automática nas escolas públicas (independente da nota que os alunos tirarem), a tentativa de imposição – à bala – do cultivo de arroz nas terras indígenas de Roraima (leia-se interesses agro-político-financeiros) e a necessidade da presença institucional das Forças Armadas nas eleições municipais do Rio de Janeiro.


sábado, 16 de agosto de 2008

Primeiro ouro olímpico na História da natação brasileira


"Comece por fazer o que é necessário, depois faça o que é possível e em breve estará fazendo o que é impossível"
S. Francisco de Assis

Quando César Cielo conquistou a medalha de bronze nos 100 m livre, na quarta-feira, e disse que iria trazer também a medalha de ouro, poucos acreditaram no que o nadador falava. Nesta sexta-feira, ele cumpriu a promessa. Com 21s30, a apenas dois centésimos do recorde mundial, o brasileiro quebrou novamente a marca olímpica da prova e conquistou o primeiro ouro do Brasil em Pequim.

"É difícil, os 50 m são sempre difíceis. Com nadadores como esse ao lado nunca se sabe. No fim, tudo deu certo", celebrou o brasileiro.

Com a medalha de ouro dos 50 m livre, conquistada nesta noite (manhã de sábado em Pequim), ele se torna o primeiro brasileiro campeão olímpico da natação. Antes dele, as principais glórias nas piscinas eram de prata, duas com Gustavo Borges (100 m livre em Barcelona-1992 e 200 m livre em Atlanta-1996) e uma com Ricardo Prado (400 m medley em Los Angeles-1984).

quarta-feira, 9 de abril de 2008

CEF amplia investimentos nos atletas paraolímpicos

Assinado nesta segunda-feira última, o patrocínio para 2008 saiu revigorado com aumento em quase dois milhões de reais comparado ao do ano passado. O patrocínio virá das Loterias Caixa. Vale lembrar que nos jogos Para-Panamericanos do Rio os nossos atletas conquistaram 228 medalhas e saíram os grandes campeões da competição no quadro geral de medalhas. Além do patrocínio, a chamada Lei Piva torna obrigatória a destinação de 0,3% da arrecadação bruta de todas as loterias federais ao fomento do esporte paraolímpico no Brasil.

Related Posts with Thumbnails